De Interesse

 

 
12-07-2013 13:06

Divulgação

Em algumas regiões do Brasil, os eletrodomésticos convivem com as duas opções na  que apresentam igual desempenho, mesmo consumo energético e similar grau de periculosidade. Não há uma que seja melhor, pior ou mais segura.

Para medir o consumo de energia de um aparelho deve-se avaliar a sua potência elétrica em watts (W), e não a tensão que vai utilizar, em volts (V). Por exemplo, um equipamento com 1.000 W de potência irá consumir a mesma energia tanto se for ligado em 110 V quanto em 220 V. A eficiência de um aparelho independe da voltagem - vai funcionar da mesma maneira em 110 V ou em 220 V.

A diferença entre 110V e 220V

Então qual a diferença entre as duas tensões? É simples, pessoal. A diferença está no dimensionamento dos componentes da instalação elétrica.

Na tensão em 220 V é possível usar condutores com menor seção nominal em alguns circuitos, ou seja, mais finos. Lembrando também que a seção mínima de circuitos de iluminação é 1,5 mm2 e para tomadas é de 2,5 mm2.

Mas nem sempre podemos escolher qual tensão utilizar, uma vez que cada concessionária de energia adota as suas tensões. No Brasil, em algumas cidades, as duas tensões estão disseminadas devido às influências regionais datadas do início da eletrificação do País. Algumas áreas adotaram o padrão norte-americano (110 V) e outras o europeu (220 V).

Divulgação

Hoje, muitos dos eletroeletrônicos disponíveis no mercado são bivolts - funcionam tanto em 110 V quanto em 220 V. Só é preciso ficar atento a um ponto: se a utilização do equipamento requer a seleção manual da tensão, geralmente por meio do acionamento de uma chave na parte traseira ou embaixo do equipamento.

No caso dos aparelhos que não são bivolts, podem-se empregar os transformadores, que são equipamentos usados para adaptar a tensão do aparelho à da instalação elétrica. Ou seja, se quiser ligar uma torradeira de 220 V em uma tomada de 110 V é preciso comprar um transformadorque faça essa 'ponte' entre as duas tensões e então ligar a torradeira.

Lembre-se que um equipamento 110 V vai queimar se ligado em uma tomada 220 V, podendo ocasionar até um incêndio! No caso contrário, o equipamento pode não funcionar ou terá um desempenho muito abaixo do esperado.

E atenção, o choque em qualquer uma dessas voltagens é sempre muito perigoso e pode até matar

Entenda o novo padrão de plugues e tomadas

 

 

Na hora de ligar o aparelho, você descobre que o plugue não encaixa na tomada. Se você  um eletroeletrônico no último ano deve ter passado por esta situação, já que desde o dia 1 de julho de 2011, todos os equipamentos começaram a sair de fábrica seguindo o novo padrão brasileiro de plugues e tomadas, com três pinos redondos, ao invés de dois, e posicionados em uma nova angulação.

No entanto, se você pensar melhor, mesmo antes disso não era difícil ter de usar adaptadores para poder ligar os aparelhos por causa da variedade de plugues e tomadas que existiam no Brasil. Vamos enumerar: havia aquelas com apenas dois pinos redondos, outras com dois pinos retangulares, uma versão com dois pinos redondos e um retangular, ou dois pinos retangulares e um terceiro redondo. Lembra-se de mais algum?

Cada lugar do mundo tem seu próprio padrão para isso e, no caso brasileiro, como não existiam regras, cada empresa estrangeira que trazia aparelhos eletroeletrônicos para cá acabava trazendo também o de plugue que era comum em seu país de origem

Com o novo padrão, as tomadas e plugues com dois pinos e os modelos retangulares deixaram de existir. E uma nova classificação foi introduzida: tomadas adequadas para corrente elétrica de 10 ampères ou de 20 ampères. Outra novidade é que os plugues agora têm um rebaixamento que impede que os dedos da pessoa entrem em contato com a parte metálica do pino, evitando choques.

A classificação por corrente elétrica também é uma medida de segurança, com o objetivo de evitar os casos em que um equipamento com mais potência do que a fiação pode aguentar causa o aquecimento dos fios e das tomadas, elevando o risco de incêndio.

"O buraco da tomada de 10 ampères tem diâmetro menor do que o da tomada de 20 ampères, porque a de 20A serve para equipamentos de potência maior. Um aparelho com plugue de 20 A, que é grosso, você não consegue encaixar na tomada de 10A, mas se você colocar um plugue de 10A na tomada de 20A, ele encaixa, fica um pouco frouxo, mas o equipamento funciona", comenta Hilton Moreno.

Com isso, é possível ter em casa tomadas de 20 A com voltagem 220, 10 A com voltagem 220, 20 A com voltagem 110 e 10 A com voltagem 110. Na página a seguir, saiba para que serve o terceiro pino do padrão novo e o que fazer quando o plugue não encaixa.